Declaração sobre a fundação da Associação das Humanidades Digitais

São Paulo, 25 de Outubro de 2013

Numa altura em que as “Digital Humanities” se afirmam cada vez mais em termos internacionais e se multiplicam iniciativas, associações e projectos que fortalecem a ligação entre as Humanidades e o mundo Digital, a iniciativa de fundação de mais uma associação poderá parecer redundante.

Por que então a fundação de uma associação de Humanidades Digitais em Língua Portuguesa?

A justificação deve ser vista pela positiva, apoia-se em três objectivos e numa ideia central: no mundo das Humanidades Digitais que fala e trabalha em português, se o digital nos pode unir, é a língua que nos irmana.

Um dos objectivos da AHDig é, assim, o de criar um fórum de reunião, debate e partilha para pessoas que fazem investigação em português ou investigação sobre os múltiplos espaços da expressão portuguesa, à escala global, e que de algum modo incorporam uma perspectiva digital no seu cotidiano científico.

Outro objectivo é o de fomentar redes e relações num espaço cultural e linguístico próprio e coerente que facilite o diálogo, a troca de experiências, o trabalho colaborativo, mas que ao mesmo tempo possa potenciar a integração e visibilidade da investigação em HD feita em português nas redes e associações internacionais.

Por fim, pretendemos uma divulgação mais articulada da investigação e da prática em HD na comunidade académica de língua portuguesa como forma de afirmar e desenvolver esta área disciplinar emergente.

Convidamos todos a juntar-se a nós!

A Comissão de Fundação da AHDig

Charlotte Galves, Universidade Estadual de Campinas
Dália Guerreiro, Universidade de Évora
Daniel Alves, Universidade Nova de Lisboa
Luis Filipe Silvério Lima, Universidade Federal de São Paulo
Márcia Abreu, Universidade Estadual de Campinas
Maria Clara Paixão de Sousa, Universidade de São Paulo
Patrício Nunes Barreiros, Universidade Estadual de Feira de Santana,
Universidade do Estado da Bahia
Rita Marquilhas, Universidade de Lisboa

9 comentários sobre “Declaração sobre a fundação da Associação das Humanidades Digitais

  1. Estive presente ao Seminário e parabenizo aos colegas pela iniciativa da criação da importante entidade que certamente colaborará significativamente para a consolidação deste novo campo de estudos que, me parece, nasce sob a égide da perspectiva interdisciplinar e da colaboração científica em rede. Compartilho notícia publicada no blog do grupo de pesquisas LER-CNPq sob nossa coordenação:
    http://grupos-de-pesquisa-ler.blogspot.com.br/2013/10/fundacao-da-associacao-das-humanidades.html

    • Olá Eduardo,
      Muito obrigada por seu comentário e pela notícia no blog. Ficamos muito contentes. Em breve, lançaremos um chamado para participação em uma lista de discussão virtual da AHDig, e seria muito bom podermos começar um contato mais duradouro por essa via com vocês – pois a iniciativa do grupo LER nos parece muito afinada com os objetivos da Associação.

  2. Olá, bom dia, parabenizo pela iniciativa que é muito rica, no sentido que vai fomentar nosso estudos e pesquisas nessa área tão emergente tanto na escola de educação básica assim como na educação superior. Tenho interesse em participar dessas discussões, pois estamos iniciando uma frente de trabalhos com alunos de graduação com inserção das tecnologias em suas atividades.Quero me agregar a esse grupo para aprender mais e e contribuir melhor. Agradecemos ao Prof Eduardo em compartilhar essas coisas boas para nosso aprendizado.

  3. Pingback: Associações em Humanidades Digitais: alguns exemplos | AHDig

  4. Pingback: Breve histórico da AHDig | AHDig

  5. Pingback: O projeto de criação do neiHD foi aprovado pela plenária do DLA no dia 29/05/201 | Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais [neiHD]

  6. Pingback: O projeto de criação do neiHD foi aprovado pela plenária do DLA no dia 29/05/2014 |

  7. Pingback: A Volta ao Mundo das Humanidades Digitais em 80 dias: P.S. | AHDig

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s